APONTANDO O DEDO

Passo 4 - Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos. 

 É provável que tenha havido momentos nos quais ignoramos os nossos pecados e problemas e apontado o dedo para alguém.  Talvez não estejamos em sintonia como os nossos assuntos internos porque ainda estamos culpando outros pelas nossas decisões morais.  Ou, talvez, evitemos um auto-exame fazendo inventários morais das pessoas que nos rodeiam.
     Quando Deus perguntou a Adão e a Eva sobre o pecado deles, eles apontaram o dedo para outro.  "Aí Deus perguntou: 'E quem foi que lhe disse que voce estava nu?  Por acaso voce comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer?' O homem disse: 'A mulher que me deste para ser a minha companheira me deu a fruta, e eu comi.' Então o Senhor Deus perguntou à mulher:'Por que voce fez isso? A mulher respondeu: A cobra me enganou, e eu comi.'" (Genesis 3.11-13).  Culpar os outros como primeira tática de defesa parece ser próprio da natureza humana.
     Também podemos fugir dos nossos problemas avaliando e criticando os outros.  Jesus nos disse: "Porque é que voce vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho?  Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão." (Mateus 7.3,5)
     Enquanto praticamos esse passo, devemos lembrar, constantemente, que esse é um tempo de auto-exame.  Devemos cuidar para não culpar e examinar a vida de outros.  No futuro, haverá oportunidade para ajudar outros, depois que nos tornarmos responsáveis pela nossa própria vida. 


Extraído da Biblia Despertar do Celebrando a Recuperação


Comentários

  1. É engraçado como muitas vezes nos vemos em situações onde desviar de nós mesmos a responsabilidade por aquilo que fazemos é o mais fácil a fazer.
    Tenho aprendido ao longo dos últimos 5 anos como é difícil, porém gratificante, assumir que sou responsável pelos meus atos e que as consequencias deles poderão sim me trazer dor (temporária).
    Mas melhora ainda é poder compartilhar da minha dor (curada) com outros que passam pela mesma situação e ver que quanto mais o Pai me trata mais ainda aqueles que estão ao meu redor são beneficiados com a minha cura.
    Deus é maravilhoso e tem sido extremamente gracioso comigo desde que aceitei viver Celebrando a minha Recuperação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MEDO

Perseveranca