Egoísmo

De acordo com o dicionário, egoísmo é um amor próprio excessivo, que leva um indivíduo a olhar só para os suas opiniões, interesses e necessidades, e que despreza as necessidades alheias.
Já na Wikipédia diz o seguinte: é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo.
Na Bíblia, em 2 Timóteo 3:2, o egoísmo está relacionado na lista das obras da carne. 
“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.”
Filipenses 2:3 NVI
Aprendemos então, que o egoísmo leva ao individualismo e a falta de amor. O egoísta só consegue ver a si próprio. Viver com atitudes egocêntricas nos causa dor, irritabilidade e até mesmo doenças. 
Nos textos acima aprendemos alguns caminhos para vencermos o egoísmo:
1. Entendermos que o egoísmo é um pecado (obra da carne) e pecado precisa ser confessado. Por isso, confesse a Deus esse pecado e creia que Ele é poderoso para te perdoar. 
2. Servir o próximo. Se preocupar com a dor e com os interesses do outro. 
3. Tenha um coração grato a Deus e àquelas pessoas que te abençoam. 
4. Elogie os outros para dar-lhes valor. Amar é também revelar o melhor dos outros. 
5. Não viva em busca de honras e glórias para si. 
6. Seja altruísta. Ame o próximo. Essa é a grande marca do verdadeiro cristão. 
Jesus quando viveu nessa terra, viveu uma vida para servir. Ele é nosso exemplo e devemos aprender com Ele. Já dizia um grande pensador o seguinte: "Quem não vive para servir, não serve para viver." 
O egoísmo arraigado em tantos corações e mentes tem sido um grande empecilho para um mundo mais humano, justo, solidário e principalmente, tem sido um grande empecilho para que o mundo veja Cristo em nós. Diante de uma cultura individualista e competitiva, onde o outro é visto não como um irmão, um parceiro, mas como um concorrente, oponente, temos como igreja de Cristo um grande desafio, que é a transformação através do Amor. 
O Amor abre caminho. Gera vida e liberdade. Determina nossas relações e estabelece a comunhão, respeito, doação, partilha, cooperação e unidade. 
Que possamos hoje, romper com o egoísmo e abraçar esse caminho de humildade e amor, porque esse é o caminho mais excelente. 

Venha estar conosco no Celebrando a Recuperação.
Toda quinta-feira às 8pm, sala 205 na PIB Flórida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDO